MATO GROSSO

Sinop investe 55% acima do exigido em alimentos da agricultura familiar para merenda escolar

A Prefeitura de Sinop está superando a meta obrigatória de investimento em produtos da agricultura familiar para a merenda escolar há pelo menos cinco anos. Cerca de R$ 300 mil são aplicados mensalmente na compra de alimentos produzidos nas cooperativas locais para atender toda a rede municipal de ensino.

O Governo Federal exige que 45% dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) destinados à alimentação escolar sejam investidos em produtos da agricultura familiar. No entanto, o município de Sinop investe o valor integral – ou seja, 55% a mais do que o mínimo exigido – na compra desses alimentos

O Prefeito Roberto Dorner destacou a importância da priorização:

“A agricultura familiar é um pilar muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade. Quando o poder público investe na compra de alimentos produzidos pelos nossos agricultores locais para a merenda escolar, o benefício é muito grande, porque fortalece a economia das famílias e, também, garante alimentação mais saudável e de qualidade para os nossos alunos”, afirmou Dorner.

Qualidade e Fomento Local

Atualmente, três cooperativas sinopenses (Cooperafs, Coopernop e Ascop) fornecem saladas, legumes, frutas (melancia, mamão, abacaxi, melão) e parte dos sucos.

O diretor da Agricultura, Luis Paulo, ressaltou que a compra de produtos de Sinop incentiva os produtores a investirem no próprio município, fomentando a economia. Já o nutricionista responsável pela alimentação escolar, Pedro Henrique Valerio Quintella, destacou as vantagens para a saúde dos alunos.

“Esses produtos, por serem cultivados localmente, chegam mais frescos e mais nutritivos às escolas, garantindo uma alimentação mais saudável e saborosa. […] Além de beneficiar a saúde dos alunos, essa prática fortalece a economia local”, comentou o nutricionista.

A merendeira Liz Roselia Lima da Silva, da Emei Professora Tatiana Belinky, confirmou o sucesso dos produtos: “A refeição que mais demanda é quando tem arroz, feijão, carne, a salada e a fruta para nós cortarmos: abacaxi, a melancia. Mas eles gostam, nossa! É a festa da molecada!”

rlnoticiasmt

O Nosso Portal tem como objetivo levar a informação com total qualidade, ética e pleno respeito até você amigo internauta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *