Jayme Campos defende diplomacia e ‘coalizão’ internacional contra o ‘tarifaço’ Senador mato-grossense repudia tarifa de 50% imposta pelo Governo americano e alerta para impacto devastador na economia
Um dos principais líderes do agronegócio no Brasil, o senador Jayme Campos (União-MT) criticou duramente a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil. O parlamentar classificou a medida como “extrema, desproporcional e arbitrária”, e alertou para os impactos negativos sobre a economia brasileira, especialmente no segmento da produção rural e na indústria nacional.
O enfrentamento desse ‘tarifaço’ – frisou o senador mato-grossense – “não deve ser isolado”. Segundo ele, “é necessário buscar uma coalizão internacional com os demais países afetados, sobretudo na Organização Mundial do Comércio”. Na defesa de uma postura “firme e estratégica”, ele foi taxativo: “Não podemos permitir que regras consolidadas há décadas sejam atropeladas por interesses casuísticos de curto prazo”.