ANTIGO LIXÃO DE PEIXOTO DARÁ LUGAR PARA RECICLAGEM, CAMPO EXPERIMENTAL, BANCO DE SEMENTES E ATERRO SANITÁRIO CELULAR
O que era enfoque diariamente de notícia sobre poluição e degradação ambiental por décadas no município de Peixoto de Azevedo começa a virar caso do passado.
A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Obras está utilizando pá carregadeiras, PCs, tratores de esteira, caminhões basculantes, pranchas, entre outros maquinários pesados na execução do projeto de limpeza em regra e revitalização do antigo lixão a céu aberto localizado na região da rodovia MT-410.
Em uma área 24 alqueires estava concentrado milhares de toneladas de resíduos descartados diretamente no solo, como: móveis, pneus, plásticos, metais, eletrônicos, animais mortos, galhos de arvores, entulhos, restos de comida e outros materiais contaminantes causadores de graves impactos ambientais.
Por determinação do Prefeito Paulistinha estão sendo desenvolvidos serviços de remoção seletiva de resíduos e possíveis recicláveis, limpeza em regra do lixo e o matagal, execução de gradeamento e nivelamento do solo, fechamento de cavas e erosões e a desobstrução das estradas do entorno.
Tudo está sendo feito para que a atual administração reative a Usina de Reciclagem de Lixo, reorganize o Viveiro Municipal, implante o Campo Experimental em parceria com a EMPAER, promova o reflorestamento e crie o Banco de Sementes, retome a Projeto de Piscicultura e viabilize a curto e médio prazo o Aterro Sanitário Celular dentro das especificações da legislação ambiental.
“O caos, a degradação, o problema de saúde, o passivo ambiental e essa vergonha de anos terá um novo destino. Está no plano de governo do prefeito Paulistinha promover todas essas melhorias de forma gradativa e com o apoio dos governos estadual e federal. Isso é coragem e preocupação ambiental e com a saúde do povo. Já demos o primeiro passo”, disse o Secretário de Obras Valdecir Noronha (Tililin).
Fonte: Edeir Júnior – NoticiaVip